Com a tecnologia em constante evolução, as organizações tendem a trabalhar de forma cada vez mais informatizada, e com isso surgem os Problemas de TI. Os setores vão passando por um processo de digitalização e consequentemente as demandas de TI vão crescendo. Entenda neste artigo os 7 principais Problemas de TI encontrados no mundo empresarial.
Os empresários e gestores normalmente têm diversas responsabilidade e preocupações no dia a dia. Ter a produção interrompida por alguma falha no fluxo de informações relacionadas à TI é no mínimo estressante. Normalmente, tais Problemas de TI podem ser facilmente evitados preventivamente por uma empresa especializada.
Neste texto, separamos os Problemas de TI mais comuns às empresas, e como tais podem ser evitados.
Os Principais Problemas de TI nas empresas
Problemas de TI – Internet instável
Uma conexão de internet inconstante pode trazer grandes prejuízos para uma empresa, afinal uma internet lenta significa atrasos no fluxo de trabalho e atualmente muitas empresas sofrem com tal. O problema geralmente é associado ao provedor mas nem sempre é o que ocorre, pois os equipamentos e aplicações utilizadas podem estar causando tal.
Os softwares e hardwares podem estar completamente defasados, o que gera sim lentidão rede virtual. Para que isso não ocorra, a empresa deve trabalhar sempre com equipamentos atuais e corretamente configurados.
Problemas de TI -Infraestrutura e Software Defasados
Todo e qualquer dispositivo tecnológico possui uma vida útil, com a TI não é diferente. Um Problema de TI provavelmente vai ocorrer caso os colaboradores estejam utilizando equipamentos e tecnologias de software obsoletos. Trabalhar desta forma pode também reduzir a produtividade da equipe.
Para que tal não ocorra, é sempre importante trabalhar com um plano de manutenção e atualização dos dispositivos de TI, este, poder ser estabelecido com base nas instruções dos desenvolvedores das tecnologias juntamente com a consultoria de uma empresa especializada.
Política de Backup fraca
Como já é sabido, trabalhar com uma política de Backup ineficiente pode gerar um Problema de TI, quando não a perda definitiva de dados cruciais à empresa, e consequentemente prejuízo.
Para evitar este tipo de Problema de TI p ideal é sempre trabalhar com backups periódicos e redundância em cloud.
Banco de dados desprotegido
Um banco de dados sem total segurança é um grande Problema de TI, pois torna possível invasões a todo o sistema. A principal técnica para invasões é justamente se aproveitar de vulnerabilidades do sistema. Desta forma, é imprescindível que as organizações trabalhem sempre com barreiras contra crimes e virtuais, bem como realizar varreduras periódicas nos sistemas (leia mais sobre neste artigo do Devmedia).
Picos e Quedas de Energia
Pode não parecer, mas sem a proteção adequada, a oscilação de energia elétrica pode trazer um Problema de TI. Além da indisponibilidade das informações nos servidores, uma queda de energia pode gerar danos irreversíveis aos dispositivos e perda de dados e informações preciosas.
Neste panorama, existem duas possíveis soluções: o uso de nobreaks (dispositivos que impedem a oscilação de energia), ou uso de infraestrutura em cloud. Se sua empresa experimentou algum dano, ou alteração na TI após uma queda de energia, procure imediatamente uma empresa especializada.
Falta de suporte especializado
Este é o item mais importante desta lista. Manter uma relação com uma empresa especializada, que forneça suporte técnico especializado é a melhor forma de se evitar um Problema de TI.
Ao se trabalhar com uma especializada, sua empresa tem um suporte preventivo que visa impedir que o Problemas de TI acima listados – e muitos outros – venham a ocorrer.
Além disso, caso uma falha imprevisível aconteça, sua organização conta com uma equipe de especialistas competentes nas mais variadas áreas da TI, o que facilita a solução dos problemas.
Sua empresa ainda não trabalha com suporte técnico especializado? Entre em contato agora mesmo e conheça nossos planos. A Infomek tem a solução para sua empresa.