Você já ouviu falar em Outsourcing de TI mas não sabe exatamente o que significa este termo?
Neste artigo iremos te explicar o que é o Outsourcing de TI e como ele ajuda sua empresa.
No Brasil, o investimento em Tecnologia da Informação por parte das empresas cresce mais do que média mundial. Isso nos mostra que os empresários perceberam que a tecnologia pode ajudar a expandir e a dar mais credibilidade à uma organização, entretanto, o receio em delegar tal função à outras empresas é algo também crescente.
Contudo, em meio ao constante avanço do setor, e com a consolidação do trabalho remoto, as organizações começam a considerar tal solução, e é aí que entra o Outrsourcing de TI.
O que é Outsourcing de TI
Outsourcing (terceirização em português), nada mais é do que o ato de uma empresa delegar à outra, o gerenciamento de setores secundários visando a otimização dos processos e aumento da produtividade. Entre os setores que é comum se ver o processo de outsourcing podemos destacar: Contabilidade, Marketing, Transportes, Logística em gera, Recursos Humanos, Segurança e TI.
Então. o Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização dos serviços de TI, infraestrutura e soluções em TI em geral. Entre tais serviços temos o desenvolvimento de inovações tecnológicas, gerenciamento de processos e de infraestrutura de TI, gestão de projetos, fornecimento de pessoal especializado, entre outros.
Cabe ainda dizer que o Outsourcing de TI se dá de duas formas:
BPO (Business Process Outsourcing): Em português, Terceirização de Processos de Negócio, nada mais é do que a prática de terceirizar processos não pertinentes do Core Business do negócio, mas que são vitais para a empresa.
BTO (Business Transformation Outsourcing): Em português, Terceirização de Transformação do Negócio, visa gerar um conjunto de conhecimentos às rotinas internas com a finalidade de transformar e evoluir os processos, culminando assim numa grande melhoria ao negócio.
Tipos
Definido o escopo, agora é a hora de definir onde o outsourcing será aplicado, basicamente existem três opções:
Outsourcing Onshore
Neste modelo, contratante e contratada estão situadas no mesmo país. A grande vantagem do Outsourcing Onshore é que não surgem barreiras de comunicação pois a cultura, o idioma e o fuso-horário são os mesmos para ambos.
Outsourcing Offshore
Aqui, a empresa contratada está um país diferente da contratante. O principal motivo em se contratar uma empresa no modelo Offshore é que é possível terceirizar a TI para empresas situadas em países em desenvolvimento, com mão de obra mais barata, como China e Índia.
Nesta situação é importante tomar um pouco de cuidado pois podem surgir obstáculos de comunicação, pois a contratada estará em um pais com diferente idioma, cultura e fuso-horário.
Outsourcing Nearshore
Neste caso, estamos falando de empresas que estão situadas em países próximos à contratante. Este modelo pode ser considerado como um meio termo, uma vez que as diferenças culturais, linguísticas e de fuso-horário serão menores, e o retorno do investimento ainda é maior do que no modelo Onshore.
Vantagens
Agora que já conhecemos os tipos e modalidades de Outsourcing de TI, vamos falar das vantagens (leia mais sobre vantagens do Outsourcing de TI neste artigo da Westcon).
Foco no Core Business
A área de TI é complexa e envolve vários processos, equipamento e pessoal qualificado, o tempo gasto na solução de possíveis incidentes é sempre um fator a ser levado em consideração. Ao se trabalhar com Outsourcing de TI, a alta cúpula da organização de preocupa de fato com o Core Business da empresa e deixa a TI para a terceirizada cuidar.
Profissionais com Expertise
Formar uma equipe de TI qualificada, com competência em suas várias áreas é algo bastante custoso. Desde o processo de seleção os gastos serão altos, se considerar a contratação, os benefícios e os altos salários, o custo cresce exponencialmente de forma que é completamente inviável manter tal equipe.
Com o advento do Outsourcing de TI a contratante contará com uma equipe qualificada nas mais variadas áreas e níveis da TI, com competência em solucionar (quando não para prever) qualquer de imprevisto que possa aparecer.
Contratação de serviços sob demanda
De forma resumida podemos dizer que com o Outsourcing de TI, a contratante não “paga pelo que não usa”. Como conta com profissionais de diferentes áreas e níveis, a contratada disponibiliza à contratante apenas os recursos necessários para cumprir determinada tarefa/resolver determinado problema.
Existem diversos outros benefícios em se trabalhar com outsourcing de TI como: Acesso às tecnologias mais avançadas do mercado, Otimização de custos operacionais, Garantia de qualidade, Aumento de produção, Ganho de confiabilidade perante o mercado, entre outros. Para saber mais sobre os benefícios do Outsourcing de TI leia este artigo.
Já considerou terceirizar a TI da sua empresa?
A Infomek – Soluções em Tecnologia trabalha conta com uma equipe especializada para atender as mais variadas demandas que sua empresa possa vir a ter. Entre nossas soluções podemos destacar:
Outsourcing/Terceirização de TI;
Soluções completas em Infraestrutura;
Entre em contato agora mesmo clicando no serviço desejado acima.