Terceirização de TI – Os processos mais relevantes.


Entenda como funciona o processo de Terceirização de TI e quais procedimentos devem ter prioridade na transição.

 

Conforme explanado no e-mail anterior, a Terceirização de TI trás uma série de benefícios ao contratante (caso não tenha recebido o e-mail anterior, acesse o texto em nosso blog clicando aqui). Agora iremos explorar algumas características do processo de Terceirização de Ti em si, conhecer alguns procedimentos e entender melhor como ocorre a migração.

 

Se você está considerando terceirizar a TI da sua empresa, com certeza já se perguntou: Muito bem, o que fazer agora? E a resposta para tal pergunta é bastante simples: Entre em contato com a empresa terceirizada que eles assumem completamente o processo. Logicamente, a terceirizada irá necessitar de algumas informações e é sempre importante que alguém acompanhe o processo.

 

O Contrato de Terceirização de TI

A celebração do contrato é o ponta pé inicial de tudo e também o primeiro procedimento a se prestar bastante atenção. É imprescindível que a terceirizada apresente o SLA (Service Level Agreement), este, é um documento que se refere à especificação em termos mensuráveis e claros, de todos os serviços que o contratante pode esperar do prestador. Em outras palavras, é o termo de compromisso onde a terceirizada especifica os serviços, e em que níveis tais serviços serão executados.

 

Terceirizacao de TI

 

O Acesso

 Celebrado o contrato, é hora de a empresa fornecer as senhas de acesso aos sistemas e servidores à terceirizada. Aqui, por vezes ocorre o primeiro empecilho, a empresa pode não ter conhecimento das senhas de acesso.

 

Seja por malícia de um antigo colaborador ou prestador de serviço, ou pelo motivo que for, a falta das senhas de acesso não é motivo para pânico pois a terceirizada tem o know how de quebrar e estabelecer novas senhas, reiniciando o acesso aos sistemas e servidores.

 

Auditoria

 A Terceirização de TI também consiste em aprimorar sua TI como um todo. Uma vez com acesso aos sistemas e servidores, a terceirizada deve realizar uma auditoria em toda a infraestrutura, a fim de conhecer os processos e procedimentos aplicados.

 

Terceirizacao de TI

 

Nesta etapa, a terceirizada deve analisar se estão sendo aplicados princípios de boas práticas, saber se os softwares são os mais adequados e se estão atualizados, se existe possibilidade de falhas em algum dos processos, a segurança das informações como um todo, a integração entre sistemas e o planejamento estratégico da empresa, e também avaliar a qualidade e vida útil dos dispositivos de hardware.

 

Implementação da Terceirização de TI

Após uma avaliação completa de sua infraestrutura, servidores, sistemas e processos, a terceirizada deve criar um plano estratégico para pôr em prática, este visa dar mais qualidade à infraestrutura de TI da empresa.

 

A terceirizada deve apontar inconsistências e preocupações, e em seguida apresentar o plano de ação para possíveis correções e melhorias no ambiente.

 

Terceirizacao de T

 

Configurações e Sistema de Abertura de Chamados 

 Assim que finalizadas as correções e melhorias no ambiente de TI da empresa, a terceirizada realiza as configurações finais para acesso remoto aos sistemas e servidores, e demonstra como a empresa deve proceder para realizar aberturas de chamados, e quais os melhores meios de comunicação entre ambas, visando sempre a melhor experiência de relacionamento.

Podemos concluir que o processo de Terceirização de TI é relativamente simples, dependendo mais da capacidade e eficiência da terceirizada do que de qualquer outra coisa.

Outro ponto importante a salientar é a possibilidade de a empresa necessitar de uma blindagem em sua rede (leia mais sobre blindagem de rede neste artigo) contra eventuais ataques. A avaliação da necessidade deste procedimento depende de vários fatores que abordaremos em outro texto.

Uma última dica é a de ficar sempre de olho no ROI, uma boa empresa de Terceirização de TI irá desempenhar seu papel com excelência, trazendo economia e agilidade para seu contratante.

Tecnologia da Informação

Migração de TISuporte TécnicoTerceirização de TI

Comments are disabled.

WhatsApp chat