Como o Raspberry Pi pode trazer economia para sua empresa


Muitas empresas no Brasil já adotaram o uso do Raspberry Pi como Thin Client (terminal) para sua operação, ao invés de computadores completos. O benefício é indiscutível jutando economia e desempenho.

 

Como a Raspberry Pi começou

Criado por membros do Laboratório de Computação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o gadget conhecido como Raspberry Pi já faz sucesso entre várias empresas de todos os portes, em vários países mundo a fora. A ideia era incentivar um contato mais próximo dos jovens com a programação e a computação em si.

Entre os anos de 2006 e 2008, o quarteto criou vários protótipos baseados no microcontrolador Atmel ATmega644, que serviria de base para o Raspberry atual. Em 2008 a Fundação Raspberry Pi surgiu e, após mais alguns anos de experimentos e testes, em fevereiro de 2012 foi oficialmente lançada a primeira geração do Raspberry Pi (Model A) por $ 25,00, e a empresa começou a aceitar encomendas do dispositivo.

 

Usabilidade

O Raspberry Pi basicamente é um computador. Dotado de processamento e memória Ram, para se utilizar o dispositivo basta plugar mouse e teclado, conectá-lo a um monitor ou televisor e inserir um cartão Micro SD para armazenamento.

Muito utilizado com emulador de games antigos e conversor para Smart TV (IPTV), O Raspberry Pi recebeu um grande upgrade de hardware em seu último lançamento. O oitavo modelo foi apresentado em junho do ano passado, e conta com processador Broadcom 2711 Quad-core Cortex-A72 1.5GHz, até 4 GB de memória Ram DDR4, 2 portas USB 3.0 (além de 2 portas USB 2.0), Bluetooth 5.0, True Gigabit Ethernet, 2 portas micro-HDMI e suporte para vídeo em 4K. Leia mais a respeito no site oficial da Raspberry Pi clicando aqui.

 

empresa de tecnologia

Raspberry Pi para Thin Client

O Raspberry Pi é extremamente versátil e pode ser utilizado para N finalidades, daremos destaque ao que provavelmente é a aplicação mais interessante do Raspberry Pi.

Na área da TI existe o conceito de Thin Clint, que nada mais é do que um servidor rodando (leia-se processando) todas as informações que os computadores a ele conectado necessitam.

Neste modelo, o usuário tem a impressão que determinado programa, que o mesmo está utilizando no momento, está rodando no computador em uso, porém o que ocorre é que o servidor central é quem está rodando o programa em questão.

A vantagem de se trabalhar com o modelo Thin Client é a economia. Suponha que um escritório tem quinze colaboradores, cada um trabalhando em um computador, e que, cada colaborador utilize um programa bastante “pesado”, que demande uma bom hardware para executá-lo. Ao invés de a empresa se obrigar a comprar quinze máquinas de boa configuração, é possível se utilizar de máquinas mais simples, e conectá-las a um servidor central que faz todo o processamento exigido pelo citado programa. É aí que entra o Raspberry Pi.

 

Vantagens do Raspberry Pi para Thin Client

O Raspberry Pi pode substituir a “máquina mais simples” citada acima, e com isso a empresa tem um série de vantagens, como vemos a seguir:

Redução de custos: Como já era de se esperar, trabalhar um modelo Thin Client com Respberry Pi traz uma grande economia, uma vez que este estaria substituindo um computador que, mesmo de configuração mais simples tem um custo muito maior em comparação.

Economia de espaço: A consequência de se substituir o parque de máquinas por modelos Rapberry Pi é a economia de espaço, uma vez que o Raspberry Pi  é fixado atrás do monitor com encaixe padrão VESA.

Organização: Por estar preso atrás do monitor, o Raspberry Pi reduz o número de cabos passando sobre a mesa tornando o ambiente mais organizado.

Podemos concluir que a utilização do Raspberry Pi como Thin Client traz uma série de benefícios e pode virar tendência no mercado. Não há dúvidas que quando se fala em economia os empresários tendem a enxergar a ideia com bons olhos, mas há de salientar também que a utilização do Raspberry Pi tem um desempenho tão bom quanto um computador tradicional.

Leia mais também algumas dicas para manter sua TI protegida neste artigo do blog da Infomek.

Tecnologia da Informação

Comments are disabled.

WhatsApp chat