Dicas para manter a TI da sua empresa protegida – Segurança da Informação

Segurança da Informação

Veja a seguir como manter a Segurança da Informação e da TI na sua empresa

 

Nos textos anteriores abordamos aspectos gerais da TI, e alguns dos erros mais comuns que os empresários cometem com relação à Tecnologia da Informação, agora, daremos algumas dicas de boas práticas para se evitar transtornos e prejuízos, trazendo segurança ao ambiente corporativo.

Primeiramente, vale salientar a diferença entre Segurança da Informação e Segurança de TI:

Segurança da TI

É focada nas ferramentas, diz respeito ao gerenciamento da infraestrutura de TI, se preocupa com o funcionamento de sistemas de banco de dados, data centers e componentes de hardware por exemplo.

Segurança da Informação

É um conceito mais amplo, visa proteger o conteúdo e não a ferramenta, normalmente aplicada na forma de uma política de segurança desenvolvida através de boas práticas e procedimentos, com base nos três princípios fundamentais da Segurança da Informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Não se restringe a sistemas de informática e seus componentes.

 

Segurança da Informação

Feitos os esclarecimentos, vamos ao que interessa. Neste primeiro momento podemos deixar de lado as particularidades de cada empresa, uma vez que existem práticas que devem ser aplicadas a todas pois se tratam de procedimentos básicos que visam promover a Segurança da Informação bem como a Segurança de TI, vamos a elas:

Monitoramento de Registro de Logins

O monitoramento de acessos e falhas de login é uma prática que deve ser feita pela equipe de TI, esses registros podem alertar a tentativas de invasões por cibercriminosos. Sempre analise os horários em que ocorrem as falhas e acessos ao sistema.

Gerenciamento de Arquivos

O uso de um gerenciador de arquivos é bastante eficiente em evitar que arquivos pesados, de extensões duvidosas permaneçam nos computadores, estes podem ser parte de um Malware que está roubando e criptografando dados para uma posterior extração. Faça uma varredura periódica nas máquinas da empresa e utilize sempre um bom gerenciador de arquivos.

Segurança de E-mail

As caixas de entrada são um dos principais meios de difusão de ameaças, seja através de anexos infectados, links maliciosos ou sites falsos. Nunca se deve negligenciar a segurança das caixas de entrada, algumas ações para proteção são: Permitir acesso apenas a dispositivos autorizados; Utilização de filtros contra Spam; Instalação de Firewalls para evitar a invasão de hackers; proteção aos conteúdos e anexos dos e-mails.

 

Segurança da Informação

Atualização de Softwares e Drives

Como dito no texto anterior, é extremante importante manter softwares e drives atualizados pois um dos principais meios de invasão de hackers é justamente via falhas encontradas em softwares, sistemas operacionais e drives. Este é o principal motivo das constantes atualizações.

  

Bloqueio de sistemas de saída

Invista em bloqueio de sistemas de saída, evitando que informações sejam vazadas sem o conhecimento dos profissionais de TI, bloqueie aplicativos e sites que facilitem tal prática.

Criptografia

Criptografe seus arquivos. A criptografia é um dos grandes aliados da Segurança da Informação, ela impede que os arquivos sejam acessados se interceptados. Apenas o portador da chave de descriptografia tem acesso aos arquivos.

Contingência

Tenha sempre um plano de contingência, os grandes prejuízos não ocorrem apenas por invasões de hackers ou por contágio de Malwares, existe a possibilidade de erro humano, desastres tecnológicos dentre outros. Para diminuir os danos nesses casos, é importante ter um plano de ação padronizado, dessa forma qualquer profissional da área de Segurança da Informação pode mitigar os danos.

 

Segurança da Informação

Firewall

Sempre tenha um Firewall ativo e atualizado. Ele fará o controle e segurança do trafego de dados entre computadores na rede interna, e destes com as redes externas.  

Backup

Pode parecer repetitivo, mas sempre tenha um backup atualizado dos seus arquivos. Esta é a principal forma de se prevenir contra ameaças informacionais. Caso você perca os dados armazenados nos computadores e servidores da sua empresa, seja por qualquer motivo, um backup atualizado permite a continuidade da sua operação evitando assim um possível prejuízo.

Empresa especializada

Como já dito no artigo anterior, a melhor prática para a segurança informacional é sempre contar com a ajuda de especialistas, manter a TI em dia é imprescindível nos dias atuais e um profissional qualificado faz toda a diferença.

Não custa reforçar o fato de que uma empresa com uma TI bem estruturada tem diversas vantagens, além de estar protegida contra ameaças, tem um ganho de desempenho e agilidade nos processos internos.

Tem interesse em Segurança da Informação? Não deixe de ler este artigo sobre Ransomware

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!!

Por: Matheus Predebon

Tecnologia da Informação

Segurança da InformaçãotecnoligiaTecnologia da InformaçãoTI

Comments are disabled.

WhatsApp chat