Cloud Computing – 9 motivos para sua empresa adotar.

Cloud Computing

Como já é sabido, a utilização da Cloud Computing tem uma série de vantagens, para empresas de todos os portes. Neste artigo, enumeramos 9 motivos pelos quais você deveria implantar a Cloud Computing na sua empresa (veja aqui 5 problemas que a Cloud Computing resolve instantaneamente).

 

A Cloud Computing permite um maior foco na estratégia.

Já imaginou pode contar com especialistas cuidando do suporte, manutenção preventiva, atualizações, backup e tudo mais com monitoramento 24 x 7 x 365?

A Cloud Computing permite tudo isso de forma prática e 100% remota. Existem vários planos que incluem monitoramento em tempo integral de seus ativos de missão crítica. Desta forma sua equipe fica disponível para atuar em projetos estratégicos, focados no core-business do seu negócio.

 

Redução de Custos.

Trabalhar com Cloud Computing reduz o TCO (Custo Total de Propriedade em português), e de manutenção, gerando assim uma economia de milhares de reais se comprado aos ambientes on premise.

Há de se considerar também que com os ativos de TI em cloud, não haverão paradas devido à queda de servidores por conta de substituição de componentes por exemplo. Mesmo que existam problemas, os serviços continuam no ar sem grande demanda de tempo, recursos e mão de obra.

 

Cloud Computing

Performance.

Além do ganho significativo de desempenho nos processos operacionais e administrativos, com a Cloud Computing é possível fazer a migração de seus ativos de TI mantendo sua operação funcional durante o desligamento. A Reconfiguração da sua infraestrutura e preservação de dados se dá de forma ágil e sem contratempos.

Outra grande vantagem da Cloud Computing é que as informações passam a ter um grau de disponibilidade maior e redução do impacto por falhas permite uma maior performance do ambiente.

 

Elasticidade.

Permite que você aumente ou diminua automaticamente os recursos computacionais demandados e provisionados.

Na Cloud Computing há sincronia e maior liberdade para que os sistemas se expandam sem a necessidade de reparos ou migração. Assim sua infraestrutura fica preparada para responder rapidamente aos picos de tráfego.

 

Cloud Computing

Segurança.

Com a Cloud Computing, existe a garantia de recuperação de dados e informações no caso de ocorrência de algum desastre. As estratégias de segurança incluem Firewall de Software e Hardware, Backup através de sistemas de Redundância com máxima eficiência, dentre outras ações. Tudo para que sua operação não seja comprometida (leia mais sobre Segurança da Informação neste artigo) .

 

Pay as you go.

É considerado por muitos como a principal vantagem da Cloud Computing. Neste modelo, você paga apenas pelo que utiliza, e pode a qualquer momento contratar mais ou menos processamento e armazenamento conforme seu projeto demanda.

 

Cloud Computing

Sustentabilidade.

De acordo com o CDP (Carbon Disclousure Project), houve uma economia na casa dos US$ 12,3 bilhões e uma redução de emissões de carbono equivalentes a 200 milhões de barris de petróleo, em empresas norte-americanas que usaram serviços de Cloud Computing.

Isto se dá pois com a virtualização dos arquivos promovida pela Cloud Computing, as empresas conseguem poupar energia elétrica, refrigeração e espaço. Com a redução do uso de papel, ajuda também na preservação e manutenção das florestas.

 

Otimização dos processos de TI.

Não há dúvidas que os processos de TI ganham mais agilidade com a Cloud Computing.

Imagine por exemplo o esforço para aumentar a quantidade de servidores, processamento e armazenamento em um datacenter físico. Com a Cloud Computing, este processo se dá de forma automática e depende apenas da sua demanda. Desta forma, seus colaboradores estarão focados em atividades estratégicas do seu negócio.

 

Cloud Computing

Total controle.

É possível controlas todos seus sistemas e informações de qualquer lugar e a qualquer hora. O mundo está mais online, empresários e clientes querem cada vez mais o acesso aos dados de forma rápida e com poucos cliques (leia mais neste artigo do Sebrae).

O gigantesco poder de processamento e disponibilidade da Computação em Núvem está mudando a forma como os usuários interagem com os sistemas.

 

Como visto, a migração para a Computação em nuvem é extremamente vantajosa para as empresas, não importando seu porte. A tendência é que em um breve futuro, todos os ativos de TI da grande maioria das empresas mundo afora estejam concentrados em sistemas em cloud.

Tecnologia da Informação

Cloud ComputingSegurança da InformaçãoTecnologia da InformaçãoTerceirização de TI

Comments are disabled.

WhatsApp chat