Licenciamento de Software – Segurança Ignorada

licenciamento de software

Como o Licenciamento de Software pode ajudar na prevenção de danos e na Segurança da Informação das empresas.

Não é segredo que muitos empresários e usuários insistem na negligência quando o assunto é Licenciamento de Software, por vezes, adiar uma atualização ou mesmo cair na pirataria é uma prática que parece vantajosa. O que a maioria desconhece é que a falta de atualizações, ou mesmo de licenças originais, pode prejudicar o desempenho do software ou ainda causar danos por vezes irreparáveis.

 

licenciamento de software

Como funciona o Licenciamento de Software

Primeiramente precisamos compreender o que é o Licenciamento de Software. De forma simplificada, podemos dizer que uma Licença de Software é um permissão de uso de determinada solução, onde o desenvolvedor reconhece que aquele produto foi adquirido de forma legal e idônea. Existem vários tipos de Licenças de Software mas forma geral podemos afirmar que elas se dividem em dois tipos: licenças que permitem determinado número de usuários e licenças que limitam o número de máquinas em que podem ser executadas.

Conhecidas como licenças home, as licenças para uso em computadores pessoais normalmente permitem instalação em apenas uma máquina, ao passo que as versões empresariais geralmente podem ser instaladas em várias. Existem também licenças de software que permitem execução em diversas máquinas, desde que não simultaneamente, ou seja, apenas um usuário pode executá-la por vez.

Uma última grande diferença existente entre as licenças de software diz respeito à forma de compra, neste sentido elas podem ser vitalícias, ou seja, uma vez adquirida o usuário poderá usá-la eternamente, ou ela pode ser mensal, onde o usuário paga uma espécie de assinatura para ter o direito de utilização.

Licenciamento de Software

Benefícios do Licenciamento de Software

Existem vários pontos positivos no uso de Licenças de Software originais, vamos a eles:

  • Segurança da Informação: Os desenvolvedores investem muito tempo em medidas de segurança para que seu produto final seja confiável, usar softwares licenciados garante aos dados uma “camada extra” de proteção. Um software original protege os dados que manipula contra infecção por vírus, spyware, dentre outras ameaças. As atualizações também são um procedimento importante pois na maioria das vezes contém itens de segurança. Leia mais sobre Segurança da Informação neste post.

 

  • Suporte: Conforme surgem atualizações, o software pode apresentar um comportamento inesperado, isto pode acontecer também devido à vários outro fatores, mas o que fazer se um software apresenta mau funcionamento? Normalmente se entra em contato com o fabricante, e o suporte resolve o problema, isto é claro, se o usuário tem um Software Licenciado. Quando se usa uma licença pirata, muito provavelmente terá de se reinstalar o software, perdendo assim todos, ou grande parte dos dados.

 

  • Desempenho: Um software original está menos propenso a falhas, reduzindo assim o tempo ocioso dos funcionários e consequentemente aumentando a produtividade.

 

licenciamento de software

  • Legalidade: Já vimos acima que um software pirata pode danificar equipamentos, “travar” a operação e culminar em perda de dados. Além disso tudo, ele pode trazer grandes prejuízos à empresa uma vez que que a mesma pode ser multada. A multa exigida pelos desenvolvedores pode chegar a 3.000 vezes o valor da licença, sem falar do prejuízo à imagem da empresa. 

 

  • Atualizações: Os desenvolvedores estão sempre trabalhando em atualizações, seja de segurança ou para trazer inovação, fato é que um Software Licenciado está em constante otimização. Quando do surgimento de novas versões de Sistemas Operacionais, grande parte dos desenvolvedores atualizam também seus produtos visando aproveitar ao máximo as novidades do Sistema Operacional utilizado.

 

Diante do exposto, é evidente que o Licenciamento de Software é algo de suma importância para as organizações. Ainda existem empresas que se utilizam de softwares piratas, mas como vimos, a longo prazo o prejuízo pode ser grande, e não apenas financeiro.

Leia também este artigo sobre as mudanças que a LGPD trará para as empresas.

 

 

 

 

Tecnologia da Informação

LicençasLicenciamento de SoftwarePrevençãoSegurança da InformaçãoTecnologia da InformaçãoTI

Comments are disabled.

WhatsApp chat