Muitas empresas gastam verdadeiras fortunas com uma Infraestrutura de TI e ainda assim sofrem  frequentemente certos inconvenientes (Leia também este artigo – 7 Curiosidades sobre Cloud Computing que você nem imagina).

Neste artigo iremos abordar 5 problemas frequentes no ambiente de TI, que são solucionados instantaneamente pela Cloud Computing.

 

Ocorrência de Indisponibilidade de Sistema.

Problemas de software ou hardware em seu servidor interno, quedas de energia, reestruturação da rede elétrica, problemas na rede. Estes são apenas alguns casos em que seu sistema fica indisponível aos usuários, e faz sua empresa perder dinheiro.

Com a Cloud Computing estas situações não existem, trabalhando com a lógica SaaS (Software como Serviço), a Cloud Computing garante disponibilidade total sem que haja inatividade e perda de produtividade.

 

Cloud Computing

Altos custos com Infraestrutura de TI.

Se já passou pela sua cabeça que trabalhar com Cloud Computing é mais custoso, saiba que está enganado. Manter uma Infraestrutura própria sai muito mais caro para sua empresa pois demanda custos com softwares, hardware, energia elétrica, equipe dedicada entre outros. Imagine ainda que para manter a segurança, cada servidor (que não são baratos) deve ser substituído a cada cinco anos.

Ao investir em Cloud Computing, sua empresa adota a redução de custos de forma mais prática, e ainda desfruta de todas as facilidades da tecnologia.

 

Falhas de Segurança constantes.

Este, sem dúvidas é o principal problema que a Cloud Computing resolve. Trabalhar com um servidor local é estar mais propenso a ataques com ransomware e outros tipos de ameaças virtuais, que estão trazendo cada vez mais prejuízo às empresas.

A Computação em Nuvem também propicia uma política de backup mais consistente e com atualizações mais frequentes. Em um servidor local, você pode simplesmente perder todos os dados em caso de desastres naturais, problemas técnicos ou outros imprevistos.

 

Cloud Computing

Inexistência de Escalabilidade.

Conforme sua empresa cresce e precisa aumentar a operação, você precisa de uma TI que cresça junto para dar conta de toda a demanda, assim como acontece com quem trabalha com negócios sazonais. Nesse cenário, a Computação em Nuvem oferece escalabilidade ilimitada, é possível aumentar ou diminuir sua operação de forma rápida e fácil.

Leia mais sobre Cloud Computing neste artigo da Techtudo.

 

Acesso limitado aos dados.

Com a adoção da Cloud Computing, você consegue acessar seus dados cruciais quando e onde quiser, com o uso de um Smarthpone por exemplo. Em um servidor local tais dados ficam restritos a um único computador, o que torna o trabalho inflexível, e aumenta o risco da Segurança da Informação, caso o servidor venha a sofrer algum dano. O que nos leva ao próximo ponto.

 

Cloud Computing

 

Como vimos, trabalhar com Cloud Computing é extremamente vantajoso. Alguns problemas recorrentes que o uso de servidores locais pode trazer são eliminados já no ato da adoção da Computação em Nuvem.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nós teremos o maior prazer em lhe auxiliar.

Tecnologia da Informação

Cloud ComputingsegurançaSegurança da InformaçãoTecnologia da InformaçãoTerceirização de TI

Comments are disabled.

WhatsApp chat